teste
ENGENHARIA CIVIL
MARCOS BITTELBRUM NETO
RESUMO
Lages
2014
MARCOS BITTELBRUM NETO
RESUMO
Trabalho produzido à disciplina de Estradas I do Curso de Engenharia Civil, 8° semestre, da Universidade do Planalto Catarinense, sobe a orientação do Professor Marcos Sebastião Ataíde.
Lages
2014
O traçado de uma estrada
1.1 Considerações gerais
A escolha do traçado de uma estrada nasce da necessidade da ligação de dois pontos. Dificilmente a linha reta que liga esses dois pontos poderá ser utilizada como eixo de ligação entre eles. Em virtude de uma seria de condicionantes existentes entre os locais.
A estrada é um ente tridimensional por tanto deve se ajustar a esses condicionantes com harmonia e sempre visando o menor custo possível
De modo geral o projeto deve atender normas, necessidades de trafego e estar em harmonia com a região atravessada.
1.2 Fatores que influenciam a escolha do traçado
Há muitos fatores que influenciam a escolha do traçado, ficando assim difícil manter a técnica com o baixo custo de execução.
TOPOGRAFIA Na maioria dos projetos a topografia é o fator predominante para a escolha da localização da estrada. O projeto tem limites mínimos que devem ser respeitados. Uma região com topografia desfavorável, haverá muitos corte e/ou aterros, ou a necessidade de obras de arte corrente como tuneis e viadutos, podendo elevar e muito o custo da obra.
A topografia é classificada em três grandes grupos:
Terreno plano- A topografia do terreno é suave de forma a permitir um projeto com boas condições de visibilidade, pouca movimentação de terra e sem a necessidade de obras caras.
Terreno ondulado- Onde o terreno possui inclinações não muito elevadas e pequenas escarpas que exigem movimentos de terra médios.
Terreno montanhoso- Quando a topografia apresenta mudanças significativas nas elevações do terreno sendo necessários