Reprodução
A vida biológica depende fortemente das características da qualidade da água, influenciando-a também. Por essa razão: as espécies e as populações dentro de cada comunidade aquática são indicadores de qualidade da água:
Origem dos organismos aquáticos
Factores que afectam o crescimento
Dinâmica das populações
Estrutura trófica
Origem dos organismos aquáticos Originários no meio, porque a água é o seu habitat. Não originários do meio, mas para lá conduzidos, como é o caso dos organismos patogénicos
Factores que afectam o crescimento
Constituição dos microrganismos: matéria orgânica, carbono, oxigénio, hidrogénio, azoto e fósforo; Produção de novas células exige disponibilidade daqueles elementos em fórmula adequada à assimilação. logo, em cada curso de água desenvolver-se-ão, as espécies cujas condições de habitat estejam estabelecidas nesse curso de água Factores que afectam o crescimento (cont.)
Cada espécie terá as suas necessidades específicas; tipo e quantidade de alimento ou substrato; condições ambientais; pH; Temperatura; Luz; Outras. Se existir grande diluição as quantidades de elementos essenciais disponíveis (mg/l ou μg/l) são pequenas; regista-se limitação no crescimento de cada espécie; estabelece-se um determinado equilíbrio biológico; No entanto, se se registarem aumentos de concentrações de elementos essenciais gera-se, ou pode gerar-se, aumento de crescimento e consequente alteração do equilíbrio biológico entre as espécies.
Dinâmica das Populações
É condicionado pelo: tipo de substrato disponível; condições ambientais específicas; concentração de substâncias químicas que limitam o crescimento por espécie.
Dinâmica das Populações
Cursos de água e Lagos não poluídos o EQUILÍBRIO BIOLÓGICO apoia-se em várias espécies com poucos indivíduos em cada. população com diversidade elevada indicador de grande estabilidade comunitária
Cursos de água e Lagos poluídos
Diversidade baixa porque