Resumo de conceitos de topografia
São medições efetuadas na superfície da Terra. A superfície da Terra só pode ser considerada plana, para porções muito restritas; pois a grandes extensões, a superfície se encurva.
A Topografia e a Geodésia utilizam de métodos e instrumentos semelhantes, a Geodésia se preocupa com a descrição da forma e tamanho da Terra, a Topografia se limita à descrição de áreas restritas, até a área de ráio de 50 km, onde o erro devido à curvatura da Terra está em tomo de 1,4 m.
2. Divisão da matéria
Divide-se em: Topometria, Topologia, Taqueometria e
Fotogrametria.
2.1 Topometria : Medição baseados na Geometria Aplicada.
Sendo:
a- Planimetria : Grandezas lineares e angulares num plano horizontal.
b- Altimetria : Medidas lineares e angulares na vertical.
2.2 Topologia : Desenvolve processos auxiliares para a Topometria. Principal aplicação está na representação cartográfica do terreno pelas curvas de nível.
2.3 Taqueometria : Através da resolução de triângulos retângulos, possibilitando medições verticais em superfície não uniforme, com diferenças de nível, dando origem às chamadas plantas planialtimétricas.
2.4 Fotogrametria : Atualmente o principal método para representar a área e o relevo do terreno, principalmente de grandes extensões pela aereometría.
4. Grandezas para o levantamento Topográfico
4.1 lineares
Distâncias horizontais e distancias verticais ou diferenças de nível, para levantamentos topográficos planialtimétricos. Se deseja medir a distância inclinada, precisa-se conhecer também o ângulo de inclinação “i”.
2. angulares
a- ângulos azimutais ou horizontais São aqueles que se medem como se estivessem projetados em um plano horizontal. [pic] b- ângulos zenitais ou verticais São aqueles que as linhas do terreno formam com o plano do horizonte. Podem ser ascendentes ou