Camila Ferreira
UNIVERSIDADE DE CIENCIAS HUMANAS
BACHARELADO EM EMNGEMHARIA AGRONOMICA
CAMILA FERREIRABRAZ
Manual Técnico de Posicionamento Georeferênciamento de Imóveis Rurais
Fichamento apresentado no curso de engenharia agronômica da Universidade UNIAGES como um pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina Topografia Agrícola e construções Rurais no 4 período, sob orientação do Prof. Dr. Rafael Teixeira Pombo.
Paripiranga
Agosto de 2015 REFERÊNCIA
AQUINO, Acilayne Freitas. Et al. Manual técnico de posicionamrnto: Georeferênciamento de Imóveis Rurais. Incra, Brasília, 2013.
O livro Manual Técnico de Posicionamento e Georefênciamento de Imóveis Rurais aborda todos os mecanismos da topografia agrícola afim de abordar todos os métodos e conceitos de um levantamento topográfico. Vem mostrando medidas de posicionamento que podem ser usados nos serviços de georefênciamento dos imóveis rurais que se efetua sobre um sistema de coordenadas. As técnicas de posicionamento que podem ser classificadas como estáticos e cinemáticos, bem como em tempo real e pós-processado, que está relacionado com a disponibilidade das coordenadas. Além destas duas categorias, as técnicas podem ser divididas quanto à metodologia adotada, ou seja, utilizando ou não uma estação de referência, sendo denominadas de posicionamento relativo e posicionamento por ponto, respectivamente.
“[...] No posicionamento relativo podem se usar as observáveis: fase da onda portadora, pseudodistância ou as duas em conjunto. Sendo que a fase da onda portadora proporciona melhor precisão e por isso ela é a única observável aceita na determinação de coordenadas de vértices de apoio e vértices situados em limites artificiais.[...]” (P.8)
Com isso o levantamento clássico consiste usualmente num levantamento plano-altimétrico, uma vez que, através da medição de distâncias e ângulos, torna possível a projeção dos pontos do terreno sobre uma superfície horizontal tomada para