topografia
1ª e 2ª AULA TEÓRICA DE TOPOGRAFIA
1 - GENERALIDADES E DEFINIÇÕES.
1.1 - Introdução: Durante os últimos 20 anos, uma visível exigência de mercado vem forçando a ampliação da produção topográfica. A expansão de obras civis, a modernização de parques industriais e da mineração, os investimentos em infraestrutura, o georreferenciamento de imóveis rurais, a automação dos cadastros urbanos e outros segmentos da engenharia ampliam o rol dos usuários e formadores de opinião sobre a ciência topográfica, que vão desde acadêmicos até empresários e prestadores de serviços.
A topografia busca representar um local com base na geometria e na trigonometria plana. Nesta primeira aula, discutiremos a evolução desta ciência.
Apresentamos alguns de seus conceitos clássicos e fundamentais, bem como alguns conceitos de Geodésia e de Cartografia, de forma a fornecer embasamento teórico e prático para as demais aulas.
O chamado georreferenciamento consiste na obrigatoriedade da descrição do imóvel rural, em seus limites, características e confrontações, através de memorial descritivo firmado por profissional habilitado, com a devida ART, "contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema
Geodésico Brasileiro e com precisão posicional a ser fixada pelo INCRA" (art. 176, §
4º, da Lei 6.015/75, com redação dada pela Lei 10.267/01).
1.2 - Resumo histórico: Pode-se dizer a Topografia, em sua forma elementar, é tão antiga quanto à história da civilização e, igualmente às outras ciências, pode ser dividida em épocas.
Figura 01 – agrimensores também conhecidos como esticadores de cordas
Professor: Paulo Pinto e Silva
Página 1
MULTIVIX/Serra Curso de Engenharia Civil
1ª e 2ª AULA TEÓRICA DE TOPOGRAFIA
1.3 - Das primeiras civilizações à Idade Antiga: É fato que, ao se erguer e iniciar a busca por alimento e moradia, o homem começou requerer sentidos de