plágio
O pensamento Weberiano apresenta um novo objetivo de estudo: as ações sociais. Diferente de Marx, luta de classes, e Durkheim , fatos sociais, Weber ratificava que a ação social é toda ação com sentido subjetivo pensado por um individuo visando o outro ou um grupo. Esta ação tem seu sentido compartilhado por uma diversidade de atores sociais, tendo sua subjetividade intencional (não sendo um reflexo) que a sociedade não impõe (ela é fruto da escolha do individuo) aos seus membros.
“Nem todo tipo de contato entre pessoas tem caráter social, senão apenas um comportamento que, quando ao sentido, se orienta pelo comportamento de outra pessoas.Um choque entre dois ciclistas, por exemplo, é um simples acontecimento do mesmo caráter de um fenômeno natural. Ao contrário, já constituíram ‘ações sociais’ as tentativas de desvio de ambos, o xingamento , a pancadaria ou a discussão pacífica após o choque” (Max Weber)
Weber construiu teorias sumariamente importantes para a filosofia, sendo elas: Objetividade do Conhecimento onde a necessidade de separar o conhecimento empírico dos julgamentos de valor, este devem ser controlados através de ferramentas de analise; Os Tipos Ideias que simplificação baseada em traços essenciais a determinação de causas; Ação Social onde toda ação é tem sentido para quem a executa e isso orienta essa ação; Relação Social como uma conduta plural,recíproca, que possuiu significado esperando (probabilidade) que agindo