Resumo de teoria de valores
RESUMO (PARTE 1) – CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4.
Os quatro capítulos resumidos a seguir foram retirados do livro Understanding Social Psychology Across Cultures, de Smith, Bond e Kagitçibasi (ANO), que tem por objetivo demonstrar como a psicologia pode ajudar na compreensão dos processos de mudança social que ocorrem no mundo. Para tanto, são revistas e discutidas as descobertas, realizações e perspectivas da psicologia transcultural dos últimos 30 anos.
CAPÍTULO 1
Neste capítulo inicial são apresentados os problemas a serem discutidos ao longo do livro, através da perspectiva da psicologia transcultural. Um dos primeiros problemas é a definição de cultura e sua relação com as migrações de pessoas de um país para outro. Os autores comentam que a migração das áreas rurais para as urbanas é tão elevada que pode chegar a anular o crescimento da população nas áreas rurais.
Aqui os autores justificam sua adesão à perspectiva da psicologia transcultural devido à aproximação dos pesquisadores da área com outros campos que favorecem os métodos quantitativos de pesquisa, mas se distinguem em sua ênfase na necessidade de testar teorias em um grande alcance de localizações geográficas. Argumentam que se os indivíduos são estudados fora de seu contexto físico, social e cultural, não será possível entender muitas das razões de seus comportamentos. Diante disso, pesquisadores de psicologia transcultural têm desenvolvido medidas do contexto cultural do indivíduo (ex: sistema nacional em que vivem), assim como medidas que focam no ambiente social e/ou no indivíduo.
Um dos pontos relevantes do capítulo é a distinção feita entre os psicólogos culturais e transculturais – estes diferem daqueles no tocante em que preferem obter medidas separadas dos indivíduos em contextos maiores, tais como a nação. Além disso, é apontada