Educação física e os embates nas series iniciais
RESUMO Este trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão quanto ao sentido educativo das práticas corporais realizadas no Ensino Fundamental nas series iniciais. Nesse trabalho apresentamos a Educação Física através de um estudo histórico, que por um longo período tratou suas atividades corporais, como movimento pelo movimento, ou prática pela prática. Desse período histórico até o presente momento, percebemos a necessidade de questionamentos sobre a importância de analisar os movimentos corporais, no que se refere aos significados e principalmente quanto aos ressignificados dos educandos durante as aulas. O interesse partiu primeiramente de minhas próprias aulas, prosseguindo paralelamente com uma investigação bibliográfica da Educação Física nos níveis das series iniciais do Ensino Fundamental. Tal investigação tem o papel de proporcionar novas propostas de ensino aos professores, no que tange o desenvolvimento de posturas, comportamentos, atitudes e ações educacionais para a Educação Física nas series iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Palavras Chaves: Diversidade educacional. cultura Corporal, Corporeidade, sentido educacional, significados, ressignificados, práticas construtivas, práticas tradicionais.
1. INTRODUÇÃO A Idéia de fazer uma pesquisa sobre o sentido educativo das práticas corporais na Educação Física Escolar do Ensino Fundamental, surge num momento histórico, onde educandos e educadores estão imersos atualmente por transformações culturais relacionadas ao movimento corporal. Esse movimento de certa forma demonstra uma nova reestruturação das ações humanas no âmbito escolar possibilitando uma visão de “ressignificação” da área da Educação Física sobre o fenômeno