Leitura e letramento
RESUMO
A presente monografia apresenta aspectos relevantes para o entendimento do processo de leitura. A leitura não é apenas decodificar símbolos lingüísticos, mas sim, interpretar e compreender o sentido do texto. Nesse processo de compreensão e interpretação de leitura dos textos escritos estão envolvidos vários fatores como: processo neurofisiológico que seria: ao ler um texto os olhos apreendem os signos por pacotes sendo normal pular algumas palavras sem que perca o sentido, tem o processo cognitivo que é o conhecimento prévio que o leitor já possui ao ler determinados textos, o processo afetivo que está relacionado com o sentido emocional, sentido racional e o sentido sensorial do leitor assim como, o processo simbólico e o processo argumentativo. A leitura também possui objetivos que seria o que o leitor deseja alcançar com aquela leitura? É uma leitura por mero prazer? Por busca de diversão? Para obter informações ou para desenvolver o intelecto? A leitura pode proporcionar ao leitor um mundo de conhecimentos assim como, ele também deve estabelecer estratégias para uma completa compreensão do texto. Mas antes de se observar esses processos e até mesmo as estratégias de leitura se faz necessário saber de onde e por que surgiu o conceito de leitura para os primeiros leitores da sociedade.
Palavras chave: leitura, processo de leitura, objetivos, estratégias de leitura
1 INTRODUÇÃO
Pensar na história da leitura é antes de tudo saber como tudo começou.
De acordo com os estudos de FISHER (2006), a história da leitura descreve o ato de diversas manifestações humanas, tais como: em pedras, ossos, cascas de árvores, muros, monumentos – tabuletas, rolos de papiro, códices, entre outros.
Apesar da leitura e a escrita estarem inteiramente relacionadas, ela é na verdade a antítese da escrita. Na realidade cada uma atua em pontos distintos do cérebro. A escrita é uma habilidade; já a leitura é uma aptidão natural. A escrita