Resumo de siderurgia
Ao passar dos anos o homem foi evoluindo e tendo novas necessidades para edificação e construção do mundo. O homem descobre e passa entender que o minério de ferro se beneficiado e trabalhado poderia mudar significativamente a realidade do mundo. A fronteira entre o ferro e o aço foi definida na Revolução Industrial, com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas do ferro, como adicionar-lhes propriedades como resistência ao desgaste, ao impacto, à corrosão, etc. Por causa dessas propriedades e do seu baixo custo o aço passou a representar cerca de 90% de todos os metais consumidos pela civilização industrial. Daí por diante uma nova era surge até nosso mundo contemporâneo. Porem para entendermos esses uma fação dessa evolução, precisamos conhecer um pouco mais alguns conceitos pertinentes a este tema.
Metalurgia: é a arte e técnica da extração dos metais a partir de minerais brutos e de sua purificação e beneficiamento metalúrgico.
Siderurgia: é a área da Metalurgia que estuda especificamente o Ferro e Aço, ou seja, Metalurgia do Ferro e do Aço.
Metal: é um elemento químico, que ocorrem de forma natural na crosta terrestre, geralmente são encontrados na forma sólida, Tem composição química definida (não fixa) e arranjo atômico altamente ordenado.
Minerais: são compostos químicos inorgânicos sólidos em com condições ordinárias de temperatura e pressão (exceto para o mercúrio de água) que se encontra na crosta terrestre. Tem composição química definida (não fixa) e arranjo atômico altamente ordenado
Minério: mineral ou associação de minerais dos quais se pode extrair os metais por processos economicamente vantajosos
Estéril: é um corpo ou fração de rocha, composta por mineral, todavia não pode ser aproveitado como mineiro devido a grande quantidade de material estéril. O que torna muito caro inviabilizando um investimento econômico no funcionamento de uma mina
Ganga: é o conjunto das impurezas contidas no