Alternativas de usos e aplicações de resíduos sólidos das indústrias independentes de produção de ferro-gusa
O Estado de Minas Gerais é o maior produtor brasileiro de ferro-gusa, correspondendo a 70% da produção nacional. A produção de gusa constitui-se numa atividade de elevado potencial degradador do meio ambiente, devido às consideráveis gerações de materiais particulados e gases, efluentes líquidos e, principalmente, de resíduos sólidos. Os resíduos, apesar de apresentarem valor econômico e possibilidades variadas de aplicações enfrentam problemas sobre a sua forma de gerenciamento. Uma parte significativa das indústrias independentes de gusa não dispõe de dados relativos à quantidade e caracterização dos resíduos e, em geral, não existe uma preocupação quanto à destinação adequada levando em conta os aspectos ambientais.
Para o gerenciamento dos resíduos siderúrgicos deve-se implementar medidas que contribuam para uma melhoria da qualidade ambiental e, portanto, que atendam ao princípio de desenvolvimento sustentável.
No presente trabalho será realizado um estudo a respeito do gerenciamento dos resíduos sólidos das siderurgias independentes de ferro-gusa do estado de Minas Gerais na tentativa de diagnosticar as principais tecnologias de reaproveitamento destes resíduos que podem ser utilizadas por este setor e um estudo experimental da aplicação do resíduo siderúrgico pó de coletor na indústria cerâmica.
PALAVRAS-CHAVE: siderurgia, ferro-gusa, carvão vegetal, resíduos sólidos, gerenciamento ambiental.
INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa apresenta resultados do projeto “Minas Ambiente”, que surgiu para contribuir com as micro, pequenas e médias indústrias do estado de Minas Gerais na busca de alternativas tecnológicas, podendo auxiliar, de forma mais expressiva, na qualidade do Meio Ambiente. O projeto “Minas Ambiente” é uma ação interinstitucional da qual participam instituições do estado atuantes nas áreas de ensino, pesquisa e controle ambiental, com a colaboração da Sociedade Alemã de Cooperação Técnica – Deutsche Gesellschaft fur