Aço na construção civil
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. Nas siderúrgicas é produzido por diferentes processos, na maioria das vezes pelo refino do gusa ( obtido em altos fornos pela transformação do minério de ferro ), pela refusão da sucata e em menor quantidade, por redução direta do minério.
Comercialmente todo aço produzido pode ser dividido em 2 grupos:
Aços Não Ligados: que são aqueles que não possuem nenhum elementos de liga (p.ex. Cromo (Cr), Níquel (Ni), Molibdênio (Mo), etc ), isto é, em sua composição química constam predominantemente Ferro (Fe), além de Manganês (Mn), Silício (Si), Fósforo (P) e Enxofre (S) e principalmente o Carbono (C), que conforme o seu teor percentual irá aumentar ou diminuir a resistência do aço;
Aços Ligados: os acréscimos de elementos de liga específicos ( Cromo (Cr), Níquel (Ni), Molibdênio (Mo), Tungstênio (W), Vanádio (V), etc ), conferem ao aço, conforme a sua aplicação, diversas propriedades sejam elas de resistência, elasticidade, temperabilidade, resistência a corrosão, tenacidade, etc.
Portanto, a estrutura e as propriedades dos aços dependem do teor de Carbono ou da presença ou não de elementos de liga ( aços ligados ).
Os tratamentos térmicos ( têmpera, revenimento, recozimento, normalização, etc ) alteram ainda mais as propriedades mecânicas e a estrutura dos aços, adequando-os especificamente a diferentes aplicações.
História do Aço
O aço é muito importante na vida moderna. Automóveis, aviões, navios, linhas de transmissão de energia elétrica, tubulações de água, redes integradas de telefonia, etc., são feitos de aço. Nas casas o aço está presente em larga escala, dos talheres às panelas, passando pelos vergalhões que garantem a estabilidade das