O AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Autora: Juana Lima Braga
Orientador: Prof. Flavio Roberto de Carvalho Santos
Novembro/2013
Resumo
O uso do ferro e do aço está presente na história da humanidade desde a Antigüidade.
Como materiais de construção, eles passaram a ser utilizados nos séculos XVIII e XIX e juntamente com o desenvolvimento tecnológico que surgia, transformaram toda uma época através da Revolução Industrial.
A importância do uso do aço na Construção Civil, por ser um material mais resistente sendo utilizado para criar estruturas maiores tendo um melhor aproveitamento de espaço, permitindo a concepção de projetos com formas mais fluidas e com curvas.
Com isso, é possível considerar o conhecimento técnico das questões referentes ao projeto e a estrutura de aço, além de criatividade e sensibilidade artísticas para o desenvolvimento desse tipo de arquitetura no Brasil.
Palavras chave: Aço.
1. Introdução
Aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e carbono, com outros elementos residuais decorrentes do processo de fabricação,como silício,manganês,fósforo e enxofre e elementos adicionados com o intuito de melhorar as características físicas e mecânicas do material denominados elementos de liga. Este material, adequadamente dimensionado e detalhado, resiste muito bem à maioria dos tipos de solicitação. Mesmo em peças comprimidas, além de fornecer ductilidade, o aço aumenta a resistência à tração.
No Brasil, a utilização de estruturas metálicas em edificações iniciou-se na segunda metade do século XIX, com o uso do ferro fundido, e expandiu-se até os dias de hoje, com o uso do aço, principalmente em edificações de usos comerciais e de serviços.
Aos modernos edifícios que se multiplicaram pelas grandes cidades, a arquitetura em aço sempre esteve presente a idéia de modernidade e inovação.
No entanto, as vantagens na utilização de