Coca Cola
Segundo MANO et al. (2005), a Reciclagem é o resultado de várias etapas como a coleta, a separação e o processamento é a solução ideal para despoluição do meio ambiente; Os fatores que incentivam a reciclagem de matérias de cortem da necessidade de poupar e preservar os recursos naturais e da possibilidade de minimização de resíduos, o que reduz o volume a ser transportado, tratado e descartado, Reciclando, os materias são reduzidos os problemas ambientais e de saúde pública, assim como os socioeconômicos decorrentes do descarte de resíduos sólidos.
Os mesmos anteriores entendem que quando os resíduos são despejados em aterros sejam eles sanitários, industrias, aumenta à vida útil desses locais, trazendo ao meio ambiente vários problemas alguns dele irreparáveis. Foi por estes motivos que a Coca-Cola investiu na produção de sua nova embalagem PET chamada de Plant Bottle (Bio PET), A nova garrafa 100% reciclável, já está sendo comercializada, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 500 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.
A Reciclagem do ponto de vista econômico proporciona a redução do custo do gerenciamento dos resíduos,com menores investimentos em instalações de tratamento e disposição final,promove a criação de empregos, socialmente possibilita a participação da população no processo de separação, conscientizando-a quanto a sua responsabilidade perante aos problemas ambientais.
Segundo MANO et al. (2005), os principais benefícios das reciclagens são:
- Menos 10 toneladas de resina;
- Menos 75 toneladas de dioxina de carbono;
- A diminuição de energia;
- A geração de empregos;
Referências Bibliográfica:
MANO, Eloisa Biasotto. PACHECO, Élen Beatriz Acordi Vasques. BONELLI, Cláudia Maria Chagas. Meio Ambiente, poluição e reciclagem. São Paulo: EDITORA Edgard Blucher, 2005.