Aço na construção civil
1.1 INTRODUÇÃO
O AÇO HOJE NO BRASIL
É muito comum encontrarmos, seja no meio profissional ou não, pensamentos e posições com características notadamente preconceituosas com relação ao aço como estrutura, a seguir são apresentados algumas dessas posições:
- Aspecto arquitetônico
Muitas vezes, ainda na concepção arquitetônica do projeto, o aço encontra barreiras na sua utilização, estas se dão principalmente no seu emprego como elemento estrutural aparente, a associação freqüente que se faz à construções como galpões, torres de transmissão, plataformas submarinas, entre outros, acaba por direcionar, de certa forma, um caráter um tanto frio e impessoal ao material.
No caso brasileiro, este é um fator que muitas vezes o distância da aplicação na arquitetura. Entretanto, esta visão vem sendo pouco a pouco superada em nossa realidade, e apesar de ser um campo novo no Brasil - se comparado com países como Estados Unidos e Japão - o uso do aço na construção civil vive o momento certo para buscar uma maior participação.
- Escassez de matéria prima
Alguns fatores muitas vezes mencionados como restritivos à utilização do aço estão hoje basicamente superados. Um desses diz respeito à matéria-prima, a qual hoje em dia
é
abundante
no
Brasil,
apresentando
um
parque
siderúrgico
tecnologicamente moderno, desenvolvido e bem equipado. Fazendo com que o país se torne um dos grandes exportadores mundiais de produtos siderúrgicos.
- Razões econômicas
Muitos profissionais insistem em situar a construção em aço como sendo mais cara do que aquela com materiais convencionais, na verdade estas pessoas se encontram totalmente alheias e distantes das reais possibilidades e vantagens da utilização do aço.
1
Muitas vezes, dependendo da situação, a solução em aço trará uma economia bastante destacável em todo o processo construtivo, variando da redução do tempo gasto para
execução
da
obra
e