Resumo de Psicologia
A psicologia teve suas raízes há dois mil anos, a origem de seu nome deriva-se da mitologia grega (psyché=alma). Somente no final do século XIX quando surgiram as primeiras escolas psicológicas é que a psicologia se tornou uma ciência independente,formulando teorias das quais as mais importantes serão sintetizadas abaixo (Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, gestalt, psicanálise)
Estruturalismo
Objeto de Estudo: Consciência
Principais teóricos: Wilhelm Wundt, Edward Titchener
Idéia Central: estudo da consciência separada em seus elementos subjacentes.
O estruturalismo foi uma escola que tinha como objeto de estudo, a consciência, separando seus componentes para estudá-los separadamente. Em seus estudos Wundt desenvolveu um metodo chamado introspecção onde os sujeitos experimentais seriam treinados a observar atentamente e descrever com total objetividade suas experiências subjetivas em situações controladas em laboratório.Foi amplamente abandonada pela psicologia por ser tratar de uma abordagem muito subjetiva e cada pessoa possui um sistema perceptivo único, tornando difícil obter-se um padrão de semelhança de critérios entre os sujeitos.
Funcionalismo
Principais teóricos: Willian James, Edward Titchener, John Dewey
Objeto de Estudo: consciência
Idéia Central: estudar os processos, operações e atos mentais como formas de interação adaptativa, no sentido de descobrir sua função.
O funcionalismo se preocupou em estudar como a mente opera do que o que a mente contem. Sua principal questão eram as funções realizadas pela mente. Segundo o funcionalismo a mente ajuda o organismo a se adaptar às demandas ambientais. William James observou que a mente consistia em uma serie continua de pensamentos que estão sempre mudando e descreveu esse fenômeno como fluxo de consciência.
Behaviorismo
Principais teóricos: John B. Watson , B. F. Skinner
Objeto de Estudo: Comportamento
Idéia Central: Estuda os papeis das forças