resumo de portugues e latim juridico
- ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO: emissor, receptor, mensagem, canal (usado para expressar a mensagem), código (linguagem verbal, oral ou escrita), referente (assunto sobre o qual se fala, podendo ser pessoa ou coisa).
- FUNÇÕES DA LINGUAGEM:
Função Emotiva: é aquela em que o emissor transmite suas emoções; é comum em poemas ou narrativas dramáticas ou românticas; uso da 1ª pessoa e pontuação (?,!,...).
Função Conativa: o receptor busca perceber a carga emotiva; tem o objetivo de influenciar, convencer o receptor; comum em textos publicitários, discursos políticos ou de autoridade; uso de 2ª e 3ª pessoa e verbos normalmente no imperativo.
Função Fática: estabelece uma relação com o emissor (ponte) para que não haja “ruídos”, ou seja, interferência na comunicação.
Função Referencial: ligada ao referente (assunto em comum); compartilha o conhecimento por meio da linguagem sobre um assunto; não há interpretação alem do que está escrito; textos científicos, jornalísticos; uso da 3ª pessoa do singular.
Função Metalinguística: é a linguagem falando dela mesma; é uma função autoexplicativa; dicionário, gramática.
Função Poética: se dá, no eixo semântico, no pensamento, na formação de ideias, conceitos. No eixo sintagmático, na expressão, na composição da fala e da escrita. Também é a busca pela maneira perfeita de se expressar.
- LINGUAGEM ORAL: é uma linguagem mais espontânea, concreta. Menos preocupada com a gramática; com vocabulário mais limitado e em constante renovação; na linguagem oral há um contato direto entre emissor e receptor, por essa razão pode-se dizer que esse tipo de linguagem é mais viva.
- LINGUAGEM ESCRITA: linguagem mais abstrata, mais preocupada com norma culta, possui um vocabulário menos limitado, e conservadora.
- NÍVEIS DE LINGUAGEM: são