Custeio Variável
Curso Técnico em Contabilidade
Carolina Januário
Karoline Buna
Maria Fernanda Carvalho
Natália Silva
Rafaela Dias
CUSTEIO VARIÁVEL
Contagem
2013
Carolina Januário
Karoline Buna
Maria Fernanda Carvalho
Natália Silva
Rafaela Dias
CUSTEIO VARIÁVEL
Contagem
2013
Custeio Variável
O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:
1. O sistema de custo contábil (absorção ou integral)
2. Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.
Segundo Megliorini custeio variável “É o método de custeio que consiste em apropriar aos produtos somente os custos variáveis, sejam diretos ou indiretos.” (MEGLIORINI, 2007, p.113).
Custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente à produção, por exemplo: matérias-primas. Se utilizarmos duas unidades de matéria-prima para produzir uma unidade de produto, utilizaremos quatro unidades de matéria-prima para produzir duas unidades de produto.
Custeio variável é o tipo de custeio que considera como custo de produção do período apenas os custos incorridos. Oscustos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período.
O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos, isto é, em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produção/venda e gastos que se mantêm estáveis perante volumes de produção/venda