PELA OBJETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO DOS TEXTOS DO MEIO JURÍDICO
POSEAD – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA
CURSO
APARECIDA DA COSTA
PELA OBJETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO DOS TEXTOS JURÍDICOS
BRASÍLIA
2010
APARECIDA DA COSTA
PELA OBJETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO DOS TEXTOS JURÍDICOS
APARECIDA DA COSTA
PELA OBJETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO DOS TEXTOS JURÍDICOS
Artigo científico apresentado ao POSEAD Programa de Pós-graduação Lato Sensu à distância da Universidade Gama Filho como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Português Jurídico.
Orientadora: Sandra Brant
BRASÍLIA
2010
É pela linguagem, afinal, que somos indivíduos únicos: somos o que somos depois de um processo de conquista da nossa palavra, afirmada no meio de milhares de outras palavras e com elas compostas.
Faraco e Tezza
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar os textos jurídicos e, mais especificamente, buscar explicações acerca dos motivos pelos quais tais textos são escritos de forma tão complexa, prejudicando, às vezes o objetivo final que é a comunicação, pela falta de objetividade. O texto jurídico se constitui em um gênero peculiar cuja produção obedece a regras de redação que caracterizam os vários estilos decorrentes das mais variadas funções a que se propõe o Direito, devendo proporcionar ao receptor uma leitura agradável sem perder de vista o assunto tratado na própria peça processual, além de estabelecer uma linha sequencial de raciocínio na produção do texto, o que significa redigi-lo de acordo com a estrutura convencional de qualquer texto perfeito e acabado, que apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão. Assim , as peças processuais bem redigidas mostram essa mesma estrutura redacional. A forma como os textos jurídicos são produzidos apresenta, muitas vezes, obscuridade das