Resumo de marketing
1. INTRODUÇÃO AO MARKETING
1.1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Marketing
Segundo Philip Kotler – Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Para definição de marketing adotada pela AMA-AMERICAN MARKETING ASSOCIATION – marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral.
Os dois conceitos mostram que o processo de marketing envolve a criação, a oferta, a livre negociação e a entrega de valor para o cliente.
VALOR = diferença percebida entre os benefícios obtidos com a troca e os custos envolvidos nesse processo.
BENEFÍCIOS se classificam em funcionais (função pelo produto adquirido) e emocionais (efeito psicológico).
CUSTOS não se referem somente ao aspecto financeiro, mas também o dispêndio de tempo, energia e desgaste psicológico (estresse de uma compra malfeita, percepção de risco, etc.).
VALOR= BENEFÍCIOS – CUSTOS
Muitas pessoas confundem marketing com vendas e/ou propaganda. No entanto, a venda consiste apenas no fechamento da livre negociação, e a propaganda é um importante item do processo de marketing.
ELEMENTOS CENTRAIS DO PROCESSO DE MARKETING: produto, mercado, troca, relacionamento e redes, satisfação e fidelização, canais de marketing, concorrência, ambiente de marketing e mix de marketing ou composto mercadológico.
Elemento produto – é qualquer coisa oferecida para satisfazer necessidades ou desejos de pessoas ou organizações. Pode ser um bem físico, um serviço, uma idéia, um lugar, uma pessoa e até uma instituição.
Elemento mercado – é o conjunto de pessoas ou organizações que possuem necessidades ou desejos que possam ser atendidos pelos produtos. Uma organização raramente consegue satisfazer a todos em um mercado. Um segmento