Resumo Marketing
5 “pilares de construção de grandes marcas”
Diferenciação: o produto ou serviço precisa oferecer para o cliente algo diferenciador que seja reconhecido pelo mercado, senão sendo igual a tudo e a todos corre o risco de tornar-se uma “commodity” e entrar apenas na briga de preços.
Relevância: o produto ou serviço deve interessar particularmente ao cliente, senão o diferencial proposto não tem valor.
Presença: o produto ou serviço precisa ser conhecido para crescer em popularidade e ganhar “fama”. Para tanto deve-se investir em visibilidade para a marca/serviço que pode ser no próprio ponto de venda, em comunicação, em experimentação, etc., ou qualquer ferramenta de marketing que ajude a criar a notoriedade da marca/serviço.
Familiaridade: a partir da experiência da marca/serviço os clientes passam a entender com clareza (e até profundidade) o propósito/essência da marca/serviço.
Alta Qualidade: é precisor manter consistente o nível de qualidade do produto ou serviço ao longo do tempo senão há o risco de se perder os clientes
Diferença entre Gestão de Marca e Cultura de Marca.
Gestão de marcas pode ser definido como “conjunto de atividades executadas pelos profissionais de marketing que visa otimizar a gestão das marcas de uma organização como diferencial competitivo”. O branding pode ser dividido em duas partes: estratégia e operação. Faz parte das atividades estratégicas a definição de posicionamento e arquitetura de marcas. Já as atividades operacionais compreendem pesquisa de mercado, naming, comunicação, design, avaliação financeira e proteção legal e apenas a gestão integrada de todas estas atividades pode ser entendida como branding.
Cultura de marca ou de branding é a correta manifestação da essência da marca/serviço em todas as atitudes de todos os colaboradores da empresa. Para tanto todos devem estar alinhado para ter a compreensão (e adoção) interna da missão, visão e valores da empresas. A busca dos