Resumo de Libras
São citadas algumas das vantagens e desvantagens da globalização. Entre as vantagens, estão:
Maior rapidez para aumentar a renda nacional (como por exemplo, tem-se a Inglaterra e nos Estados Unidos, que levaram 50 anos para duplicar suas rendas nacionais, enquanto a Coréia do Sul e a China fizeram em apenas dez anos).
A globalização lê leva à maior competição, tanto entre as empresas como entre as nações, e isso facilita o combate à inflação.
Maior possibilidade de um país (principalmente os emergentes) dar um salto industrial tecnológico (o que seria mais difícil em economias fechadas).
Multiplicação de fontes de financiamento, pelos fundos de pensão, fundo mútuos de investimentos e investimentos diretos.
Entre as desvantagens, cabe citar:
Redução da margem de erro nas políticas governamentais, pois déficits públicos e sobrevalorização cambial, por exemplo, colocam os governos sob suspeita e a punição é fuga de capitais.
Redução do poder de controle dos bancos centrais, devido aos novos agentes financeiros (fundos de pensão e fundos mútuos de investimentos) e às constantes inovações que complicam o controle bancário (securitização e derivativos, por exemplo).
Maior volatilidade de capitais, o que passa a ser um perigo, para o que o melhor remédio os déficits públicos.
Fazendo-se um balanço entre os prós e contras da globalização, é possível constatar que o saldo é positivo. Trata-se de um processo irreversível que pode contribuir para aumentar rapidamente a riqueza de um país. A globalização é irreversível e seu saldo pode ser positivo, exceto