Respira O Aer Bica Fermenta O L Tica
A respiração aeróbica é quando o aceptor final de hidrogênio, na cadeia respiratória, é o oxigênio. Ela é realizada por animais e por plantas.
O processo que utiliza o gás oxigênio na quebra de moléculas para a obtenção de energia é chamado de respiração aeróbia (ou respiração aeróbica) e obedece à seguinte equação:
C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O -> 12 H2O + 6 CO2 + ENERGIA
A respiração aeróbica ou respiração celular é um processo que ocorre no interior das células e consiste na oxidação e quebra da glicose, que é a principal molécula utilizada pelas células como fonte de energia. A respiração aeróbica pode ser representada conforme a equação abaixo, na qual os reagentes são a glicose e o oxigênio, resultando em gás carbônico, água e energia.
A respiração aeróbica acontece em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Nesse tipo de respiração acontece a degradação das moléculas orgânicas, que depois são combinadas com o oxigênio e se transformam em gás carbônico e água.
Na respiração aeróbica, a degradação da glicose na respiração celular ocorre inicialmente no hialoplasma da célula e se finaliza com o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória no interior das mitocôndrias. Esse processo resulta na geração de energia para o organismo.
Fermentação Lática
Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação lática, em que o produto final é o ácido lático. Para isso, eles utilizam como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite, que é desdobrado, por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas, em glicose e galactose. A seguir, os monossacarídeos entram nas células, onde ocorre a fermentação.
Cada molécula do ácido pirúvico é convertido em ácido lático, que também contém três átomos de carbono.
O sabor azedo do leite fermentado se deve ao ácido lático formado e eliminado pelos lactobacilos. O abaixamento do pH causado pelo ácido lático provoca a coagulação das proteínas do leite e a formação do