Resumo LIBRAS
O presidente da FIFA, senhor Joseph Blatter, para sua declaração possivelmente baseou-se no alto investimento que o governo está fazendo na área de segurança para o evento da Copa que ainda contará com o apoio da esfera federal. Confiança essa que não é passada pela declaração da senhora presidenta Dilma Rousseff pois, do contrário dos jogos da Copa, a segurança nos estádios dos jogos de futebol dos campeonatos nacionais, estaduais e brasileiros, ficam à cargo dos municípios que sediam os jogos que, por sua vez, muitas vezes não possuem preparo necessário para garantir a segurança. Acredito que, para evitar que aconteçam episódios como os relatados na declaração da presidenta Dilma, em conjunto com as proposições por ela citadas seria também necessário um melhor preparo e melhores recursos tecnológicos das polícias, como por exemplo, o uso de um sistema que fizesse a identificação prévia de cada torcedor para que seu acesso ao estádio fosse permitido.
Discursiva 2
Segurança ou invasão de privacidade?
Vivemos em momento em que a tecnologia nos permite obter e gerar informações quase que instantaneamente. Muitas dessas informações são de caráter privado e por isso precisam ser protegidas, porém a busca por um sistema de segurança eficiente muitas vezes ultrapassam os limites da privacidade.
Recentemente o governo informou que pretende instalar chips, em todos os veículos, que podem ser detectados por sistemas de rastreamento revelando a localização exata e a rota percorrida pelo condutor do automóvel rastreado. O argumento? Que isso é para a proteção do cidadão.
Tenho certeza que, neste contexto, a segurança está no desenvolvimento e aplicação de leis mais severas para crimes de trânsito como, por exemplo, o aumento da pena para o condutor com determinado nível alcoólico ingerido do que ficar indiscriminadamente perseguindo passos do dia-a-dia dos cidadãos.
Essa invasão de privacidade não deveria ser imposta