Resumo de gliconeogênese
A gliconeogênese é a síntese de glicose a partir de percursores não glicídicos. Alguns tecidos dependem quase completamente de glicose para sua energia metabólica. Para cérebro, SN, eritrócitos, os testículos, a medula renal e os tecidos embrionários, a glicose do sangue é a principal ou única fonte de combustível. Apenas o cérebro requer em média 120g de glicose por dia – mais da metade de toda a glicose estocada como glicogênio no fígado e nos músculos, logo esses estoques nem sempre são suficientes. A gliconeogênese ocorre em períodos longos de jejum ou após exercício vigoroso, onde o glicogênio se esgota.
Cérebro – fonte primária de energia glicose (consome 120g de glicose por dia)
Hemácias - glicose é única fonte de energia
Líquidos orgânicos-20g de glicose
Glicogênio-190g de glicose
Suficiente para um dia!!!!
* Em períodos longos de jejum, o cérebro torna-se capaz de oxidar corpos cetônicos * Na gliconeogênese, a formação de glicose se dá a partir de piruvato! * Precursores NÃO glicídicos são transformados em piruvato ou entram na via na forma de intermediários, oxaloacetato e di-hidroxiacetona fosfato. * Os percursores são: lactato, aminoácidos e glicerol. * Lactato – formado pelo músculo esquelético quando a velocidade da glicólise excede a do metabolismo oxidativo * lactato lactato desidrogenase → piruvato * Aminoácidos são derivados das proteínas da alimentação e, durante o jejum, degradação de proteínas do músculo esquelético. * Glicerol – degradação dos ácidos graxos * Glicerol glicerol quinase→ Glicerol–fosfato glicerol fosfato desidrogenase → Di-hidroxiacetona fosfato * A gliconeogênese ocorre no FÍGADO e um pouco no RIM.
A gliconeogênese ajuda a manter o nível de glicose no sangue para que tecidos que só usam glicose como fonte de energia possam extrair glicose suficiente para atender as suas demandas metabólicas.
A