Resumo de Embriologia - 2° ano do EM
Tipos de óvulos
O gameta masculino (espermatozoide) é igual para todos os animais, sendo diferente somente no número de cromossomos. Já o gameta feminino (óvulo) é diferente para cada animal. Além do número de cromossomos, a diferença entre óvulos se baseia na quantidade e distribuição do vitelo (alimento do embrião).
Óvulos oligolécitos OLIGO = POUCO
Apresentam pouco vitelo na célula. Os animais que possuem esse óvulo são os poríferos, celenterados, equinodermos e mamíferos.
Óvulos heterolécitos HETERO = DIFERENTE
Apresentam uma quantidade diferente (MÉDIA) de vitelo na célula. Os animais que possuem esse óvulo são os platelmintos, moluscos, peixes e anfíbios.
Óvulos megalécitos MEGA = MUITO
São óvulos que apresentam uma quantidade muito grande de vitelo. Esse óvulo é encontrado nas aves e nos répteis (ovíparos).
Óvulos Centrolécitos CENTRO
Apresentam vitelo no centro da célula. Esse óvulo é encontrado somente nos artrópodes (insetos, aracnídeos, crustáceos).
Segmentação ou Clivagem
É a segunda etapa da embriologia. O embrião se divide em células menores, denominadas de blastômeros. Essa etapa é importante para formar todos os órgãos do embrião. As células formadas são também chamadas de células-tronco. No final desse processo surge um aglomerado de células chamado de mórula. Para cada tipo de óvulo existe uma segmentação diferente.
Segmentação holoblástica igual (oligolécitos)
O embrião se divide totalmente, com células do mesmo tamanho.
Segmentação holoblástica desigual (heterolécitos)
O embrião se divide totalmente, mas suas células apresentam tamanhos diferentes.
Segmentação meroblástica discoidal (megalécitos)
O embrião se divide parcialmente, formando um disco na parte superior da célula
Segmentação meroblástica superficial (centrolécitos)
O embrião se divide parcialmente, mas