resumo de democracia
A base do conceito é, sem dúvida, a noção de governo do povo, revelada pela própria etimologia do termo democracia. No que respeita à noção de governo do povo, há relações entre a ideia moderna de democracia e aquela que se encontra na Grécia antiga, havendo, entretanto, uma divergência fundamental quanto á noção do povo que deveria governar. Segundo Aristóteles o nome de cidadão só deveria se dar com propriedade aqueles que, a virtude política, que é sabedoria de mandar e obedecer, só pertence aqueles que não tem necessidade de trabalhar para viver.
O Estado democrático moderno nasceu das lutas contra o absolutismo, sobretudo através da afirmação dos direitos naturais da pessoa humana. É através de três grandes movimentos político-sociais que se transpõem do plano teórico para o prático os princípios que iriam conduzir ao Estado Democrático: o primeiro desses movimentos foi a revolução Inglesa, o segundo foi a revolução Americana e o terceiro foi a revolução Francesa.
Foram esses movimentos e essas ideias, expressões dos ideais, que determinaram as diretrizes na organização do Estado a partir de então. Uma síntese dos princípios que passaram a nortear os Estados, como exigências da democracia, permite nos indicar três pontos fundamentais : A supremacia da vontade popular, que colocou o problema da participação popular no governo, suscitando acesas controvérsias e dando margem ás mais variadas experiências; A preservação da liberdade, entendida sobretudo como o poder de fazer tudo o que não incomodasse o próximo, e como o poder de dispor de sua pessoa e de seus bens, sem qualquer interferência do Estado; A igualdade de direitos, entendida como a proibição de distinções no gozo de direitos, sobretudo por motivos econômicos ou de descriminação entre classes sociais.
As chamadas