Resumo cultura e democracia
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
CULTURA E DEMOCRACIA DE MARILENA CHAUÍ
ELAINE CAROLINE RODRIGUES JORGE
IMPERATRIZ
2014
ELAINE CAROLINE RODRIGUES JORGE
CULTURA E DEMOCRACIA DE MARILENA CHAUÍ
Trabalho apresentado ao Curso de Direito, da UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO/IESMA, como avaliação da disciplina ANTROPOLOGIA, sob a orientação da Prof.ª GISELE ZORDAN..
Cultura e Democracia
CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia. 2 ed. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009.
Em suas primeiras palavras, Marilena trata de buscar a origem, cuidadosamente demonstrando o surgimento do termo cultura. “Como cultivo, a cultura era concebida como uma ação que conduz à plena realização das potencialidades de alguma coisa ou de alguém [...]” (CHAUÍ, 2009. P.24). Caminha ao longo da história retratando os estágios, os conceitos e os valores atribuídos ao termo. Segundo Chauí, cultura se torna, ao longo do tempo, critério de avaliação de grau de civilização dentro do contexto social. É através deste conceito que se hierarquiza o valor de regimes políticos, no âmbito evolutivo.
CHAUÍ destaca a concepção da Antropologia constituída a partir do XIX, onde os antropólogos tomam como base inicial o conceito de progresso ou evolução estabelecendo um padrão para medir a evolução ou progresso de uma cultura, tomando como base a cultura Europeia capitalista. A presença ou ausência era a forma de avaliar a falta de cultura ou a evolução da mesma.
A autora destaca que a partir da segunda metade do século XX,
[...] o termo cultura passa a ter uma abrangência que não possuía antes, sendo agora entendido como produção e criação da linguagem, da religião, da sexualidade, dos instrumentos e das formas do trabalho, dos modos de habitação, do vestuário e da culinária, das expressões de lazer, da música, da