Resumo Construindo uma outra sociedade
RESUMO - CONSTRUINDO UMA OUTRA SOCIEDADE: O capital Social na Estruturação de Uma Cultura Política Participativa no Brasil
RESUMO - CONSTRUINDO UMA OUTRA SOCIEDADE: O capital Social na Estruturação de Uma Cultura Política Participativa no Brasil
Esforços foram empreendidos para fortalecer a democracia desde o início do processo de redemocratização, têm convergido para a defesa de maior participação da cidadania nos processos de decisão política e na fiscalização dos gestores públicos.
tais esforços têm por objetivo reverter o crescente processo de desintegração social, resultado, entre outros fatores, da diminuição do Estado como fruto da adoção de uma perspectiva neoliberal o que está claro na América Latina – e que se considera aplicável também ao Brasil – é o fracasso da tentativa de instituir a coordenação social baseada na racionalidade do mercado.
Essa situação estimulou a realização de estudos e pesquisas de caráter multidisciplinar que passaram a refletir sobre a importância de redescobrir e recuperar o Estado e a sociedade, valorizando, sobretudo, a participação cidadã. No entanto, parece que, apesar do reconhecimento do papel do indivíduo no processo político, poucos esforços têm sido empreendidos para materializar esse papel na realidade cotidiana. Pensar em mecanismos que proporcionem uma democracia social mais justa implica trazer as pessoas para a esfera pública, já que sem políticos ou cidadãos democráticos a democracia está fadada ao fracasso.
Nessa linha de análise, para alguns autores (KRISHNA, 2002, p. 437), a mera existência de instituições democráticas criadas de cima para baixo não é suficiente para garantir a estabilidade política, e, menos ainda, a justiça social. A menos que os cidadãos tenham fé nessas instituições e envolvam-se em atividades de auto-governança.
O dilema enfrentado pelo país é de que os recursos econômicos para satisfazer as