matematica financeira
Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Os processos utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes.
E isso nos mostra que a gestão por processos está sendo aos poucos implantada nas empresas, porém com uma má interpretação. Sabe-se que os processos não podem ser confundidos com funcionalismo, pois as tarefas e funções fazem parte de um determinado processo.
Portanto, para focar numa gestão por processos é necessário entender que eles são as principais formas de se obter resultados na empresa, e que devem ser investidos e restruturados para se atingir melhores resultados.
Os processos na área fabril são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como na ocorrência de problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele. Toda uma ciência de aperfeiçoamento dos processos industriais foi desenvolvida ao longo de décadas, chegando, inclusive, a ser aplicada a situações de trabalho nãos escritórios. A Gestão pela Qualidade Total, já vêm injetando esse foco nos processos, trazendo a ideia de gestão horizontal, onde as informações não precisam passar pelo processo hierárquico e nem um fluxo programado de tarefas, assim agilizando as tomadas de decisões.
Existem três categorias básicas de processo empresariais: os processos de negocio – são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando nos produto ou serviço que é recebido por clientes externos; os