tecnologia
(aumento do volume do crânio em relação ao tamanho do corpo) e a cultura (hábitos, costumes e socialização, que deram origem às grandes civilizações).
Passados milhares de anos, a utilização de ferramentas, a linguagem e o pensamento intelectual do homem evoluíram, inicialmente, de maneira imperceptível. Mas, no decorrer dos séculos, os indivíduos aprimoraram-se de forma contínua e rápida, o que não aconteceu em relação às demais espécies. Como vemos, o desenvolvimento biofísico de uma única espécie animal, a Homo sapiens, se deu devido à utilização de elementos exteriores ao reino animal, como: o uso do fogo e a produção de ferramentas (facilmente substituíveis, passíveis de aperfeiçoamento e utilizadas na luta pela preservação e manutenção da vida). Devemos, ainda, acrescentar a última etapa da evolução humana: a invenção da escrita – símbolos visíveis, permanentes e correlacionados aos sons breves e decorrentes da linguagem falada.
Esses eventos marcam o início da primeira era da civilização, as origens da ciência e as bases de um progresso técnico e ininterrupto, a ponto de consolidar a humanidade como unidade organizada, responsável por sua própria vida.
T
Aula 13 Ciências da Natureza e Realidade 2ª Edição
Evolução da Ciência, da
Assim, ao evoluir, o homem, motivado pela sua curiosidade, desenvolveu a capacidade de observar, problematizar, estabelecer