Resumo de CRM
O CRM também denominado como Gestão do Relacionamento com o Cliente busca como principal objetivo o bom relacionamento entre a empresa ou organização com seus clientes. A ideia é trabalhar com o cliente, e não para ele.
A filosofia do CRM é interagir com os clientes, sendo assim os mesmo tem mais confiança e consequentemente a empresa mais credibilidade, tratando-o de modo individualizado e seguindo os padrões. Isso caracteriza que todas as informações estão numa base de dados, onde todas as áreas da empresa possuem acesso.
Os sistemas de CRM se destinam a passar informações importantes sobre os clientes para que os mesmos sejam bem atendidos. Entretanto é necessário seguir alguns parâmetros; O real conhecimento do cliente, saber o que cada um deseja e cumprir as obrigações tratadas, e principalmente ter qualidade e eficiência para tornar o serviço mais personalizado.
Porém, não basta investir somente em tecnologia, é necessário também capacitar seus funcionários a essas informações do sistema de CRM. Com toda a implantação da tecnologia na empresa, surge a preocupação com a integridade e segurança dos dados desses clientes.
Muitos dizem que o CRM é uma extensão do ERP (Enterprise Resource Planning), mas não, enquanto o ERP traz benefícios indiretos aos clientes, o foco do CRM é fazer com que a organização conheça cada vez mais seus clientes e supere suas expectativas.
Um projeto de CRM pode ser dividido em três partes:
CRM Operacional - Busca principalmente o bom relacionamento entre a empresa e o cliente, agrupando suas informações.
CRM Analítico - Trata do gerenciamento de dados dos clientes e define estratégias para atender suas necessidades.
CRM Colaborativo - Tem como função interagir-se com os clientes e permite a integração do cliente com a empresa.
O Call Center é centros de contato diretos com os clientes, tendo várias formas de contato, tais como telefones, e-mail, chats on-line, e traz como benefício