resumo de comunicação
PEDAGOGIA
COMUNICAÇÃO
VALENÇA
2014
Joadla Souza da Silva
RESUMO: COMUNICAÇÃO
Trabalho apresentado à Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG, turma de Pedagogia I semestre como requisito parcial avaliativo da disciplina Linguagem e Metódos Universitário, ministrada pela professor Ms. Jacqueline Araújo.
VALENÇA
2014
ANDRADE, M. HENRIQUES, A. Lingua Portuguesa: Noções básicas para cursos superiores. 6 ed. São Paulo: Atlss, 1999.
COMUNICAÇÃO
A palavra comunicar vem do latim comunicare, que significa pôr em comum. Depreende-se daí que a essência da palavra comunicar está associada à idéia de convivência, comunidade, relação de grupo, sociedade. (15p.)
A comunicação surgiu porque o homem sentu a nessecidade de trocar idéias e experiência com membros de do seu grupo, isso ocorreu nos estágios primitivos de civilização. Desde então, essa necessodade vem crescendo cada vez mais. O mundo da comunicação é vastíssimos, mais até hoje o que mais predomina na sociedade é a idéia de comunicação verbal, falada e escrita. Porém, exitem muitos outros meios de comunicação, como gestos, imagem, sons, artes e até o sinal de computador, que são formas de comunicações não verbais. Além disso, vários fatores, como a maneira de se vestir, andar, sentar, falar ou calar, a postura, o comportamento sócial, vêm sendo estudado também como forma de comunição entre as pessoas. Todo ato de comunicação tem por objetivo tramitir uma mensagem. (15 e 16p)
Outras formas de comunicação são as as expressões facias, como arquear as sombrancelhas, os movimentos dos olhos e da boca, dos músculos do rosto ou mesmo acenos da cabeças, muitas vezes podem ser mais eficientes que as palavras. Os gestos podem revelar traços idividuais da personalidade de cada um, ou apresentar significados comuns e diferentes entre povos. A forma de caminha com a cabeça baixa, os ombros