Resumo de comunicacao
Uma revisão cuidadosa deste capítulo indicara um tema comum no que diz respeito a comunicação organizacional. O tema é muito vasto e será normal não abordar todas as suas vertentes, pois poderíamos falar da evolução dos meios de comunicação. Definir comunicação não é uma coisa fácil, pois mediante a profissão, a cultura ou crença esse conceito altera-se.
Assim sendo, Comunicação - significa partilha de informações e não apenas a fala ou a escrita, ela envolve uma ponte de duas mãos, um tráfego duplo por onde transmitem significados que se tornam comuns entre duas ou mais pessoas. A dinâmica organizacional somente é possível quando a organização assegura que todos os seus membros estejam devidamente conectados e interligados. A comunicação não significa apenas falar às pessoas, mais também, ouvi-las. Na realidade, podemos distinguir algumas barreiras a comunicação:
Barreiras pessoais – são interferências que decorrem das limitações, emoções de valores humanos de cada pessoa, as barreiras mais comuns em situações de trabalho são os hábitos deficientes de ouvir.
Barreiras Físicas – são interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo da comunicação, como por exemplo: uma porta que se abre no decorrer da aula, a distancia física entre as pessoas.
Barreiras Semânticas – são limitações decorrentes dos símbolos dos quais a comunicação e feita, as palavras ou outras formas de comunicação como gestos, sinais e símbolo. Podem ser diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo e podem destorcer o significado.
Estes tipos de barreiras podem ocorrer simultaneamente fazendo com que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou destorcida.
Processo de Comunicação
O ponto de partida do processo de comunicação é um propósito na forma da mensagem a ser transmitida, ela te um fluxo que vai de uma fonte para outra, daqui surge a ideia que da comunicação perfeita é inatingível, existem evidencias que demonstram haver uma relação