Resumo de Comunicação
Comunicação é o ato de compartilhar informações entre duas ou mais pessoas, com a finalidade de persuadir ou de obter um entendimento comum a respeito de um assunto ou de uma situação.
Nessa definição, já aparecem, de modo implícito, os elementos-chave do processo comunicativo: o emissor e o receptor (“duas ou mais pessoas”) e a mensagem (“informações”).
Processo da Comunicação
O ser humano tem necessidade imperiosa de externa seus sentimentos ou ideias. Assim, em sua forma mais simples, o processo de comunicação consiste em um comunicador (emissor, transmissor ou codificador), uma mensagem e um recebedor (receptor ou de(s)codificador).
Elementos essenciais do processo da comunicação:
Tomaremos por base os conceitos de TERCIOTTI e MACARENCO (2009, p. 2-12), para que o ato comunicativo ocorra,são necessários alguns elementos-chave, e a falta de um desses elementos pode comprometer todo o processo de comunicação.
Fonte: é a origem da mensagem.
Emissor: é quem transmite a mensagem codificada ao receptor. Vale ressaltar que a experiência e a autoridade do emissor aumentam a atenção do receptora à mensagem (DuBrin, 2006,p.205)
Receptor: é que recebe, decodifica e interpreta a mensagem enviada pelo emissor.
Mensagem: é o objeto da comunicação. É constituída de um conjunto organizado de sinais (ou signos) pertencentes a um código linguístico ou não.
Código: é o conjunto dos sinais (ou signos) linguísticos ou não, comuns tanto ao emissor como ao receptor, e das regras de utilização desse conjunto.
Codificação: é a conversão de uma ideia ou de uma informação em mensagem e desta em um código, ou seja, em um conjunto de sinais linguísticos ou não adequados à transmissão por meio de determinado canal (por exemplo: em uma ligação de telefone fixo ou celular, os sinais seriam as ondas elétricas).
Decodificação (ou decodificação): é o inverso da codificação e consiste na percepção e interpretação por parte do receptor, do significado da mensagem