Resumo comunicação
Esse processo se dá , em ultima estância , por meio da combinação de elementos denominados signos.
1-1 Signos não verbais - Charles Peirce fez um amplo estudo, classificando-os em diversas categorias.
1-2 Icones: É um tipo de signo que apresenta uma relação de semelhança, em algum aspecto, com o que representa. São exemplos de ícones: os modelos, os esquemas etc.
1-3 Índice: É um tipo de signo que apresenta uma relação direta, causal com o que representa. São exemplos de índices: uma indicação de caminho, um sintoma etc.
1-4 Simbolo : É um tipo de signo que apresenta uma relação convencional com seu objeto. São exemplos de símbolos: a cor vermelha da Coca Cola, símbolos de marcas conhecidas como Wolksvagen, Mc Donald’s etc..
1-5 as situações de comunicação podem ser organizadas a partir de seis elementos básicos: 1) Remetente ou emissor: aquele que produz a mensagem. Esse papel é normal-mente alternado nas situações de comunicação oral, de tal modo que o emissor passa a ser receptor e vice-versa, em uma constante troca de turnos.
1-6 2) Destinatário ou receptor: aquele a quem o emissor dirige sua mensagem. Pode ser alguém específico, um grupo, um público genérico etc.
1-7 3) Mensagem: é o conjunto das informações transmitidas. Podem ser de diversas naturezas, de acordo com o canal de sua transmissão.
1-8 4) Canal: é o meio pelo qual as mensagens circulam: voz, ondas sonoras, excitação luminosa etc.
1-9 5) Contexto: segundo Vanoye, “é constituído pela situação e pelos objetos reais aos quais a mensagem remete”.
1-10 6) Código: constituído por um conjunto de signos e regras de organização.
2 Função Emotiva: Composta por todos os signos que, numa dada situação comunicativa, centram-se no emissor.
3 Função Conotativa: Composta por todos os signos que, numa dada situação comunicativa, centram-se no receptor/destinatário
4 Função Poética: Diferentemente do