Monografia gestão de pessoas
Relatórios do Grupo de Trabalho de Microsseguros da Susep
1
Relatório Parcial I
Microsseguro – Definição de Conceito e
Identificação de Público-Alvo
Regina Lidia Giordano Simões
Olavo Ribeiro Salles
João Luis Nascimento Vieira
Christine de Faria Zettel
Wagner Clemenceau Rodrigues Ramos
Rossano Orsini Junior
Alessandra Ribeiro Conceição
Introdução
A preocupação com a situação das populações menos favorecidas é hoje uma tendência mundial, não apenas pelas questões humanitárias envolvidas, mas pelas consequências sociais, econômicas, políticas e até mesmo ecológicas geradas pela desigualdade e pela miséria. O tema tem sido recorrente nos mais importantes fóruns de discussão internacionais, mobilizando os melhores especialistas de todas as áreas na busca de soluções que promovam a diminuição da pobreza e a inclusão social.
O fato ganha vieses mais graves com os efeitos das mudanças climáticas em função do aquecimento global, cujos impactos nas populações carentes costumam ser ainda mais devastadores.
Nos últimos dois anos, não por acaso, o Prêmio Nobel da Paz esteve endereçado a ilustres humanitários mais preocupados com a promoção do bem-estar de seus seme-
3
4 • Microsseguros: Série Pesquisas
lhantes e com o equilíbrio do mundo em que vivemos do que com a solução pacífica para conflitos internacionais específicos1.
De acordo com recentes pesquisas realizadas por conceituadas instituições internacionais, enquanto nos países desenvolvidos a maior parte da população está coberta por algum tipo de seguro, nos 100 países mais pobres do mundo pouco menos de 3% da população possui algum tipo de cobertura. Porém, são as famílias pobres que estão especialmente vulneráveis aos riscos, tanto aqueles causados pela natureza, tanto quanto os causados por ocorrências do cotidiano.
No Brasil não é diferente, pois as classes menos favorecidas estão mais frequentemente expostas às doenças, acidentes, mortes e a uma série de danos