Gêneros textuais e a linguagem da internet
PROJETO DE PESQUISA
GÊNEROS TEXTUAIS E A LINGUAGEM DA INTERNET
INTRODUÇÃO
Considerando a importância do trabalho com gêneros textuais diversificados, bem como a sua grande relevância como suporte no processo da aprendizagem da leitura e escrita, despertou em mim o desejo de desenvolver um Projeto de pesquisa que busque, simultaneamente, um estudo mais sólido dos diversos tipos de gêneros textuais já consolidados e amplie o conhecimento de um novo gênero, que é a linguagem usada na Internet.
Como é sabida, a tecnologia tem avançado de forma tão rápida, dificultando-nos quanto ao acompanhamento da mesma.
Observa-se a cada dia, o surgimento de novos equipamentos no mercado e, em pouco tempo, o que era de última geração passa a ser substituído por outra mais recente, em nome de um conforto e rapidez. Uma das áreas que mais tem apresentado avanço e difusão em praticamente todas as classes sociais é a informática. E, juntamente com esse desenvolvimento, cresce a preocupação de pais e professores com a nova linguagem utilizada pelos jovens na internet, conhecida como “o internetês”. Marcuschi, pesquisador da área de gêneros textuais e professor da Universidade Federal de Pernambuco, observa que o surgimento de novos gêneros textuais nada mais é que uma adaptação dos gêneros às tecnologias encontradas atualmente. O scrap é, por exemplo, um gênero textual que deixou de ser bilhete para se transformar no que é hoje. O pesquisador observa ainda que a depender de onde o texto seja inserido, ele será um ou outro gênero textual.
Vale notar que, ao contrário da apresentação de um Jornal em que primeiramente é escrito, cuidadosamente, não apresentando marcas da fala, e depois comunicado por meio oral; o MSN ocorre através da escrita, traz traços de oralidade, visto que a internet é um meio que exige agilidade e rapidez, a escrita por meio de abreviaturas faz com que a comunicação seja mais rápida, simulando assim a mesma