Identificação de metais utilizando o teste chama
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Química
Professor: Taciano
Acadêmicas: Beatriz Fontoura Gabriella Vilela Mariana Germano Pauline Pereira
RELATÓRIO QUÍMICA – AULA 27/03 IDENTIFICAÇÃO DE METAIS UTILIZANDO O TESTE CHAMA
Anápolis/GO 2013 Título: Identificação de metais utilizando o teste chama
Objetivos:
Identificar metais alcalinos, alcalinos terrosos e cobre através das colorações específicas da chama que estes elementos emitem.
Introdução teórica:
A constituição da matéria é motivo de muita curiosidade entre os povos antigos. Resultado dessa curiosidade implicou na descoberta do fogo, o que o permitiu cozinhar os alimentos, e consequentemente implicou em grande desenvolvimento para a sociedade. A partir dessa descoberta pôde-se verificar, ainda, que o minério de cobre (conhecido na época como pedras azuis), quando submetido ao aquecimento, produzia cobre metálico, ou aquecido na presença de estanho, formava o bronze.
Através de pesquisas que buscam conhecer a constituição dos materiais, surgiu o conceito de "Teoria atômica". Os modelos atômicos são, portanto, teorias fundamentadas na experimentação. Trata-se de explicações para mostrar o porquê de um determinado fenômeno. Diversos cientistas desenvolveram suas teorias até que se chegou ao modelo atual.
No ano de 1808, o professor inglês John Dalton, salientou uma interpretação sobre a natureza original da matéria. Baseado em alicerces experimentais, os essenciais postulados são que toda matéria é formada por minúsculas partículas que recebem o nome de átomos. Esses átomos, quando reunidos em um elemento específico são idênticos em quantidade de massa e constituídos por substâncias químicas iguais, quando encontram-se em elementos diferentes, a massa e as substâncias químicas também são diferentes. Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível,