resumo da senhora do retrato
Este livro retrata a história de um jovem, que tinha uma tia-avó chamada Hermengarda, apesar de ele já ser bem velhinha, continuava-lhe a contar histórias e poemas. Certo dia, quando ele foi lá a casa da sua tia-avó, ficou fascinado com um quadro no cimo das escadas. Era um retrato de uma senhora com um ar estranho, pois por vezes estava alegre e por outras estava triste. Perguntou às pessoas da casa se conheciam aquela senhora, mas ninguém lhe respondia. O jovem ficou cada vez mais curioso para desvendar aquele mistério, foi aí que foi perguntar á sua tia que era aquela senhora que estava no retrato e ela foi buscar algumas fotografias e começou a explicar o passado daquela senhora.
A senhora do retrato chamava-se Natália mas a tia apelidou-a de Natacha (pois tinha vivido muitos anos em Moscovo), no seu 3º aniversário de casamento, foi-se embora, deixando uma carta ao marido e á tia, Natacha era uma pessoa que gostava de viajar, pois adorava viver a vida, ela costumava de mandar cartas até que m dia deixou de mandar. A vida da Natacha, identificava-se com a da Hermengarda, algo as ligava, por isso não deixava que tirassem de lá o quadro
Certo dia Natacha morreu, e Hermengarda fez o luto por ela, parecia que algo tinha morrido dentro dela, Hermengarda foi ficando cada vez mais velhinha, até que morreu.
Após a morte de Hermengarda, o retrato desapareceu de sua casa sem saber por quê, mas segundo a empregada, a Arminda dizia que viu a senhora a saltar para fora do quadro, ela foi à procura de felicidade já que em vida não a conseguiu encontrar.