Resumo da obra Os Grandes Cientistas Sociais: Durkheim (Rodrigues, 2000).
Através do capítulo “Fato Social”, o autor nos dá características que indicam o que constitui em um fato social. Essas características são definidas por três pilares básicos, que são: a Coerção – ou seja, o fato social converge o indivíduo a agir de determinadas maneiras, mesmo que essa coerção não seja percebida pelo indivíduo em questão, sendo assim, existe independentemente das ações individuais e das formas que toma, como um sistema de deveres, impostos antes mesmo de nosso nascimento; O fato social é externo ao indivíduo; E geral - ou seja, o fato social é macro.
Nesse sentido, a maneira como agimos são resultados, mesmo que variantes, de um modo de agir já consolidado e ditado por regras anteriores a nosso próprio nascimento.
O fato social tem em particular que, numa sociedade, sua ocorrência é tida como já estabelecida e ampla no meio social, ou seja, é geral mesmo que assuma manifestações peculiares.
Temos na educação dada às crianças, um exemplo contundente dessa ocorrência. A educação infantil, sobretudo, tem por objetivo persuadir as crianças à um determinado padrão de comportamento, pensamento e etc, sendo que os educandos sofrem sanções ao desviar-se do padrão estabelecido.
Segundo o autor, é através do direito público que podemos analisar a complexidade das organizações sociais, pois é este direito que influencia em nossas relações, quer sejam domésticas ou de caráter cívico.
Nesse sentido, podemos notar que o fato social mantém sua coesão à medida que oprime e resiste às ações individuais que tentam burlá-lo. Pode- se notar também, que o fato social pode ser definido por sua disseminação interna sob um determinado grupo.
***
A consciência coletiva, presente em diversos organismos da sociedade, independe dos