diversidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO O objetivo desse trabalho é sintetizar os estudos realizados ate agora, destacando a importância da diversidade na formação da nossa sociedade e na transformação das relações sociais. Busca compreender e refletir a necessidade de conviver com as diferenças sendo elas individuais ou de um grupo que se estendem a nossa realidade familiar, política, econômica, social ou cultural. É importante destacar que a diversidade é um tema presente no meio escolar, o pedagogo deve trazer reflexões e debates abordando a inclusão entre os alunos e combatendo toda forma de discriminação. A Escola é formadora de opinião e cidadãos.
Vamos destacar os aspectos da diversidade histórica, linguística e cultural.
2 DESENVOLVIMENTO
O surgimento das relações sociais deu-se a necessidade do homem de estabelecer padrões para sobreviver, iniciou-se a expansão e exploração de novos territórios, navegações, comercio, escravidão, estreitamento de relações. A história do Brasil se caracteriza pela colonização, chegada do colonizador e de povos trazidos do continente africano. A partir de então, destacamos a miscigenação entre índios, europeus e africanos, e da mistura de vários povos e culturas que é constituída a população brasileira. Ainda hoje existe em nossa sociedade a dificuldade de aceitar suas origens, existe o preconceito racial, cultural e social.
A figura 1 identifica as diversas etnias que formam a população brasileira.
Figura 1
Fonte: http://biologiaprofena.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html
Nesse contexto podemos destacar também a diversidade linguística, por suas variações e evoluções dependendo das regiões, grupos sociais, faixa etária ou situações, são dialetos semelhantes, mas