Resumo da história de Roma e Alta Idade Média
Roma
Roma é localizada na região oeste da península itálica. Chegou a ser a capital do maior Império da Antiguidade, sendo centro político e administrativo de grande parte do mundo descoberto até então.
Os povos que habitavam a península itálica eram os italiotas no centro e os etruscos ao norte. Roma surgiria como um ponto de devesa para habitantes da área central, fundada pelos italiotas contra os etruscos.
A história de Roma é divida em três partes: Monarquia, República e Império.
Monarquia
Na época monárquica, o rei exercia diferentes funções, mas já era existente o poder legislativo, formado pelo Senado ou Conselho dos Anciãos. Esse limitava os poderes do rei. A Cúria era responsável por julgar a decisões do Senado.
Na pirâmide social, tínhamos:
-Patrícios: Eram membros da aristocracia, no topo.
-Plebeus: Nas posições médias, composta de pequenos agricultores e comerciantes. Os plebeus não participavam da Assembleia.
-Clientes: Não eram proprietários de terras e viviam à disposição dos patrícios. Os laços unidos entre clientes e patrícios eram sagrados e hereditários.
-Escravos: Eram recrutados pela derrota em guerras ou serviam por escravidão de dívidas. Não tinham direitos e não eram muitos em quantidade.
Os membros da elite romana expulsaram os etruscos de Roma. O Rei de origem etrusca teria se aproximado das classes mais baixas da sociedade para fortalecer seu governo, porém, o império etrusco já estava em decadência. O filho do rei foi pego violando a lei, e os patrícios aproveitaram a oportunidade para instituir a República.
República
A República apresentava diversas instituições políticas, todas exercidas por patrícios. O Senado havia se tornado o principal órgão da República, preparando leis e decidindo todas as questões políticas do Estado. As Assembleias foram criadas para atender a plebe, e eram responsáveis pela votação de projetos e nomeações a cargos públicos. A Centuriata elegia os mais importantes cargos