cosmeticos
R:
2-Paciente JMS, com diagnóstico de câncer, estava internado em unidades hospitalar, com prescrição de Dimorf (morfina) 10mg LC a cada 12 horas. Na farmácia, o atendente dispensou Dimorf (morfina) 10mg comprimido com consequente administração do medicamento ao paciente pela equipe de enfermagem.
Perguntas:
2.1 Há diferenças entre o medicamento prescrito e o medicamento dispensado?
R: Sim . O medicamento Dimorf de 10mg/LC, por ser de liberação controlada, este possue uma ação prolongada, necessitando menores doses diárias, neste caso a frequência é de 2 doses/ dia, enquanto há o medicamento dispensado 10ml comprimido de Dimorf 10mg necessita de mais doses, acarretando um desconforto para o paciente.
2.2 é possível tal substituição?
R: Em virtude ambos medicamentos possuírem a mesma composição, 10mg, a substituição torna-se possível . Entretanto , uma vez que o medicamento em comprimido convencional, terá uma maior quantidade de doses poderá, haver subdosagens, no caso de esquecimento ou atraso na administração deste medicamento, enquanto que o Dimorf/LC não haverá este riscos.
2.3 Este erro de medicação gerou algum prejuízo ao paciente?
R: Sim. Pois o Dimorf 10mg comprimido convencional tem um tempo de meia-vida curto e a dosagem diária deverá ser aumentada, enquanto que o Dimorf 10mg/ LC tem tempo de meia-vida longo.
3- A resposta biológica a um fármaco é resultado de sua interação com os receptores celulares ou sistema enzimáticos importantes. No entanto o fármaco precisa estar em concentrações adequadas no local de ação para produzir seus efeitos caracteríticos, sendo que esta concentração depende da dose administrada, da quantidade absorvida, da distribuição no local de ação e da velocidade e quantidade eliminada do organismo. Sendo