resumo da Globalização
Se não houver dificuldades ou alguma barreira nas transações comerciais, nas pessoas e nas informações, temos então o “mundo perfeito”, o mundo globalizado, e com isso a economia funciona de forma harmoniosa e em equilíbrio. O resultado da globalização vem se expandindo por diferentes caminhos, criando uma aldeia global única e inteiramente nova, exigindo um preparo das organizações e da nação.
Com o processo de globalização, surge uma participação conjunta de diversos parceiros e organizações, em prol da produtividade e da geração de riquezas, fazendo com que os mesmos busquem modernizarem-se não só os aspectos estruturais e tecnológicos, mas também em relação aos aspectos humanos, culturais e intelectuais.
O surgimento das empresas globalizadas é decorrência de um consumidor globalizado. Com todo esse avanço, o consumidor requer sua marca preferida, seu estilo, e exige bom atendimento, fazendo com que as empresas invistam cada vez mais em pessoal qualificado, utilizando-se de mecanismos globais de apoio mercadológico e político.
As mudanças econômicas e sociais refletiram não só no crescimento de novas indústrias ligadas ao complexo eletrônico, como na transformação de todos os outros setores industriais e das atividades de serviços, a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicações. Esta mudança tecnológica e competitiva na moderna economia mundial busca como recurso fundamental o conhecimento e suas relações com a atividade econômica.
As empresas estão introduzidas neste ambiente globalizado e devem analisar suas ações do ponto de vista de uma empresa internacional dando então sentido a este novo mundo.
Observa-se que algumas empresas são mais competitivas e tem maior desempenho que outras, pois se preparam para o confronto com seus concorrentes. Estas por sua vez exigem o mesmo comportamento de seus trabalhadores, que preparados enfrentam qualquer situação, desde um intercambio