resumo da contabilidade
As divergências, quanto ao objeto, objetivos e funções da
Contabilidade, quando ocorrem, originaram-se do direcionamento dado pelo estudioso e pela escola ao pensamento contábil que esse adota.
Pode-se dizer,q o objetivoo da
Contabilidade é o patrimônio da entidade, entendido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro” estudado em seus aspectos qualitativos e quantitativos. O aspecto qualitativo diz respeito à natureza dos elementos que o compõem, como, dinheiro, valores a receber, valores a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. Essa delimitação qualitativa vai até o grau de particularização que permita a perfeita compreensão do componente patrimonial. Enquanto o atributo quantitativo refere- se à expressão dos componentes patrimoniais em valores que demanda que a Contabilidade assuma posição sobre o que seja “valor”, porquanto os conceitos sobre a matéria são ex- tremamente variados.
Assim, tendo como objeto o patrimônio, o objetivo da
Contabilidade é incluir as análises e as causas das suas mutações. Numa visão mais pragmática, a contabilidade visa o fornecimento de informações para os vários usuários, com intuito de propiciar decisões racionais.
E que as funções da Contabilidade, ou seja, os meios de se atingir os objetivos, se caracterizam pelo registro, classifi- cação, demonstração e análise dos fins.