resumo processos psicológicos básicos
SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
SINAPSE - Caminhos que os neurônios fazem no cérebro para passar a informação.
- São neurônios que se encontram para dar informação, possibilitando a nossa locomoção (como por exemplo o ato de salivar, mexer os dedos e/ou manter a postura ereta). FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO são pessoal, cultural, orgânico e contexto.
SENSAÇÃO – O receber a energia e transformar em sinais nervosos (receber o estímulo). Receber o estímulo. Exemplo: Entrada de luz para enxergar. Energia psicofísica – sinais neuronais.
PERCEPÇÃO – O ato de prestar atenção, organizar, selecionar e interpretar a sensação (estímulo com a atenção direcionada). Interpretar o estímulo. Exemplo: Definir a forma que a entrada da luz causou para enxergar. O ato de prestar atenção, organizar, selecionar e interpretar a sensação (estímulo com a atenção direcionada). Seleção , organização e interpretação das nossas sensações
A sensação transforma-se em percepção.
LIMIAR ABSOLUTO – Estimulação mínima necessária para detectar algo. Estimulação mínima necessária (sensibilidade a barulhos).
LIMIAR RELATIVO – Diferença mínima entre dois estímulos para a percepção. Diferença mínima entre dois objetos
ADAPTAÇÃO SENSORIAL – Costume, adaptação.
Exemplo: Entrar em uma piscina e ficar durante trinta minutos, uma pessoa colocará o pé e sentirá muito frio, diferente da que está a trinta minutos que achará a temperatura ideal. Sensibilidade decrescente a um estímulo que não se altera.
VISÃO – Vemos o mundo de acordo com as nossas necessidades.
Células: cones – responsáveis pelas cores e bastões – responsáveis pelo preto e pelo branco.
DOR – É uma propriedade, não apenas dos sentidos na região em que a sentimos, mas também do cérebro1.
Psicologicamente a dor pode ser produzida por alguém para chamar a atenção de outras pessoas.
Interação Social:
Um sentido pode alterar/influenciar o outro.
Por exemplo: O