Resumo código de manu
As castas eram quatro e quem não pertencia a nenhuma delas era considerado “resto”.
Brâmanes: casta superior. Tinham funções como administradores, médicos.
Ksatryas: eram os guerreiros.
Varsyas: a casta dos comerciantes.
Sudras: a casta inferior. Eram a mão-de-obra na Índia, pedreiro, agricultor, empregados em geral. 2. Exemplifique através de imagens as castas hindus. Procure imagens na internet que possam representar as quatro castas hindus e insiram-nas para responder está questão.
Brâmanes
Ksatryas
Varsyas
Sudras
3. Produza um parágrafo (com quatro linhas) explicativo sobre o “resto” (Chandalas ou párias) da sociedade hindu.
Os chandalas ou párias eram chamados de o “resto”, porque não faziam parte de nenhuma casta, na prática não eram considerados nem gente. Considerados impuros, exerciam tarefas impuras se executada por membros de outras castas. Eram os sapateiros, limpa-fossas, curtidores, etc.
4. Explique a relação entre o Vedismo e as castas sociais hindus.
Para os Hindus (antes das influências budista e, posteriormente, cristãs) a religião era o “Vedismo”, que vem de Veda, que significa “a soma de todo o conhecimento”. É a religião que antecede o Bramanismo que dominou a Índia posteriormente e que sobrevive até hoje. O Vedismo apóia-se na crença na reencarnação e, através desta, os Hindus puderam basear e firmar sua estrutura social e sua legislação através de castas. Neste sistema, a casta determina toda a vida de uma pessoa desde o momento do seu nascimento até a morte. O local de moradia, a profissão, o casamento entre outros aspectos da vida são determinados pela casta ao qual pertence. Porém, como os hindus acreditam na reencarnação, a mudança de uma casta poderia acontecer numa outra vida, de acordo com a evolução espiritual. 5.
Veja alguns pontos do Código de Manu e explique (usando apenas três linhas digitadas para