Resumo cultura e comportamento organizacional
Terá uma questão para análise conforme Canaane
Comportamento é a reação
Atitude é a tendência a reação
Capítulo 4
O homem como “Ator Social”
Mundo subjetivo é o nosso mundo interior, nosso mundo inconsciente, é o espaço íntimo do indivíduo, é a maneiro que ele se relaciona com o mundo exterior.
Mundo objetivo é o mundo exterior, o mundo concreto com regras e normas, algo independente de nossa vontade.
Ator social é o indivíduo que representa vários papéis no seu dia a dia sem perder sua essência que age e transforma o universo no qual vive.
Reificação da realidade é a percepção da sociedade e do mundo como já pronto com regras e normas que nos cabe apenas aceitá-las.
Processo de Socialização
Socialização é o processo onde somos inseridos ao mundo e a sociedade em que vivemos.
A Socialização implica dois movimentos:
Internalização – a inclusão por nós nas regras, padrões, valores e papéis sociais predefinidos e que nos são apresentados como dados da realidade.
Externalização – é a maneira que pensamos e agimos na sociedade com base no que acreditamos, modificado e influenciando o mundo.
Sociedade Primária – É o primeiro momento em que o indivíduo se torna parte da sociedade, a partir do contato com a família onde é a parte mais importante, pois é a base da construção de nossa vida como a personalidade levada para vida toda.
Sociedade Secundária – Torna-se quando o indivíduo começa a interagir com a sociedade externa como escola ou trabalho e absolver valores para dar continuidade a sua construção. Desempenhando vários papéis na sociedade.
Os Grupos de Referência e Conceito de Diversidade Cultural
Grupo de Referência – é o conjunto de pessoas que com opiniões e crenças nos traz inspirações para formação do nosso eu, formação dos nossos valores e opiniões próprios.
Diversidade Cultural – é existir numa mesma sociedade de valores e formas de pensamentos diferentes. É o aprender a conviver com estas diferenças