CULTURA ORGANIZACIONAL
Introdução
Uma forte cultura organizacional fornece direção aos funcionários, ajudando a formar uma compreensão clara quanto à maneira como as coisas funcionam em determinada loja, ou empresa. Porém dependendo da forte cultura, essas empresas ou lojas podem se tornar um grande obstáculo quanto às mudanças. Dependendo de sua força, pode ter uma influência significativa sobre seus funcionários.
O que é cultura organizacional?
Para muitos, definir o que é cultura organizacional é um conceito que não pode ser descrito, mas visualizado. Porém, essa abordagem não é aceitável aos nossos propósitos. Podemos concordar que cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que diferencia uma organização das demais. As pesquisas sugerem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização:
Inovação e assunção de riscos. Onde os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.
Atenção aos detalhes. Funcionários demonstram precisão, análise e atenção.
Orientação para os resultados. Onde os dirigentes focam no resultado.
Orientação para as pessoas. As decisões dos dirigentes levam em conta o efeito dos resultados.
Orientação para a equipe. O grau de atividades de trabalho é organizado em termos de equipe.
Agressividade: O grau em que as pessoas são competitivas em vez de acomodadas.
Estabilidade. O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção de status.
Organizações possuem culturas uniformes?
A cultura organizacional representa uma percepção comum mantida pelos membros da organização. Isso é explícito quando definimos cultura como um sistema compartilhado de valores. Devemos esperar, portanto, que indivíduos com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização descrevam a cultura organizacional em termos semelhantes. Porém o reconhecimento de que a cultura organizacional possui propriedades comuns, contudo,